PDF pageEmail pagePrint page

POSTER-01

A Fundação Rui Cunha apresenta na próxima terça-feira, dia 13 de Abril às 18:30, o segundo de uma série de nove filmes, sob o tema Macau no Cinema, com a projecção do filme cantonês “Diago” (2010) – “Ao Ge” no original –, realizado por Chi Zhang.

O filme é uma adaptação cinematográfica do romance da escritora macaense Lio Chi Heng. A trama de “Diago” desenrola-se em 1999, altura em que a televisão de Macau informava em permanência a população sobre todos os preparativos da transferência de Macau para a China.

Envolto pela atmosfera de uma sociedade em mudança, o protagonista inicia uma investigação acerca da sua própria identidade, pessoal e social, no limiar da vida pós-administração portuguesa. Em longas e austeras sequências imbuídas de melancolia, a narração capta sentimentos de despossessão, mas também oferece esperança, um elemento inelutável em qualquer busca.

No ano em que a Fundação Rui Cunha celebra o seu 9º Aniversário, Macau é o mote para um conjunto diversificado de eventos, onde procuraremos proporcionar a todo o público olhares diferentes sobre a cidade que nos une.

Em Macau no cinema, viajaremos desde os idos anos 50 do século passado, até à moderna e vibrante RAEM dos nossos dias, documentando não apenas um Macau histórico, mas sobretudo recriando o imaginário sobre esta terra tão singular e desvendando a pluralidade de olhares que sempre suscitou.

Esta segunda sessão de cinema terá lugar na Galeria da FRC, quando forem 19:00, sendo precedida de uma pequena apresentação, em português e chinês, a cargo de Rui Rocha e da autora do livro Lio Chi Heng, às 18:30. As portas da sala abrem às 18:00. A entrada é livre, mas sujeita a limitação de lugares.

O filme é falado em cantonês, com legendas em inglês.

Interdito a menores de 13 anos (Grupo C).

Não perca!

EM ABRIL, CELEBRE CONNOSCO

Por Macau, Mais e Melhor!