PDF pageEmail pagePrint page

Sessão de Audiência e Julgamento, no âmbito do Programa “Fazer Justiça (Especial): Corrupção”.

Com os alunos da Escola Portuguesa de Macau (EPM).

IMG_0573

A Fundação Rui Cunha realizou, no dia 10 de Dezembro, uma Sessão de Audiência e Julgamento especial, dedicada ao tema “Corrupção”, no âmbito do Programa Fazer Justiça do Centro de Reflexão, Estudo, e Difusão do Direito de Macau (CRED-DM) da FRC, em parceria com a Escola Portuguesa de Macau (EPM).

A iniciativa, iniciada no ano 2013, pretende dar a conhecer aos jovens estudantes do secundário os fundamentos essenciais da Lei e da Justiça, bem como ajudá-los a compreender o, ainda muito jovem, sistema jurídico da RAEM. O Programa Fazer Justiça, que anualmente acontece no mês de Abril – Aniversário da FRC –, surgiu como forma de desmistificar o Direito perante o olhar dos mais jovens, procurando sensibilizá-los para a importância e mais-valia de um Direito de Macau, único e próprio, cujo futuro depende em exclusivo do que eles próprios pretendam e ambicionem.

Aos alunos, previamente seleccionados pela EPM, foi-lhes confiado um caso sobre Corrupção para resolverem, através da construção dos intervenientes, das provas e de todo o cenário de um julgamento. O CRED-DM e a EPM, através do seu Clube de Filosofia, iniciaram as sessões preparatórias com alguma antecedência, as quais culminaram na Audiência de Discussão e Julgamento que desta vez se realizou, a título especial, no auditório da Escola Portuguesa de Macau.

E os jovens intervenientes estiveram, uma vez mais, de parabéns!