PDF pageEmail pagePrint page

Poster-01A Fundação Rui Cunha apresenta na quinta-feira, dia 23 de Setembro às 18:30, a décima sessão do ciclo de Conversas Ilustradas com Música, sob o título “Efemérides na Ópera: Rusalka” de Antonín Dvořák, no 180º aniversário do compositor checo que aqui será recordado por Shee Va e os convidados especiais Radka Navarova e Joaquim Ramos.

Antonín Dvořák nasceu a 8 de Setembro de 1841 e foi o primeiro compositor da região da Boémia a obter reconhecimento internacional.

A música de Dvořák caracteriza-se por uma sábia e elaborada incorporação do folclore popular na tradição sinfónica do ocidente, conferindo uma nova dimensão à música do Romantismo do séc. XIX. A sua estadia em Nova Iorque, a convite de Jeannete Thurber, fundadora do Conservatório Nacional de Música da América, teve como objectivos prestigiar a instituição e livrar a música americana da influência europeia.

Para o efeito, Dvořák utilizou a sua sedução pelas melodias africanas para imbuir qualidades excepcionais à música que aí compôs. São disso exemplo o Quarteto Americano e a incontornável IX Sinfonia em mi menor, Op. 95, conhecida por Sinfonia do Novo Mundo.

Regressado à terra natal, Dvořák dedicou-se à composição de óperas, por achar que este género musical era superlativo. No entanto, as suas primeiras óperas não tiveram o sucesso pretendido. Possivelmente, por uma ligação pessoal à história de “Rusalka”, esta obra acabou por colocá-lo entre os primeiros no mundo da lírica. É a sua nona e mais bem sucedida ópera, dotada de uma música sensual e misteriosa, que serve na perfeição o enredo fantástico do mundo das ninfas do rio. Para celebrar esta Efeméride na Ópera iremos insinuar-nos no seu ambiente encantador, com a ajuda da cenografia de Robert Carsen.

A entrada é livre, mas sujeita às recomendações de saúde implementadas pelas autoridades locais.

Não perca!

Por Macau, Mais e Melhor!