PDF pageEmail pagePrint page

A Fundação Rui Cunha e a Associação de Cardiologia de Macau organizam no próximo dia 31 de Março, quarta-feira, às 18h30, na Fundação Rui Cunha, uma conferência subordinada ao tema Covid19.

Com o título “Covid19 O Bom, o Mau e o Vilão”, a sessão terá como orador o Pneumologista e Coordenador do Gabinete de Crise Covid19 da ordem dos Médicos de Portugal, Prof. Doutor Filipe Froes.

Após mais de um ano desde o início de um longo e inimaginável período de confinamento forçado, limitações draconianas aos movimentos de circulação, pressões nunca antes vistas sobre os mais variados serviços nacionais de saúde, um número incalculável de perda de vidas e uma crise económica global ainda a começar, o mundo chega ao fim do primeiro trimestre de 2021, com a hercúlea tarefa da vacinação de toda a sua população.

Cautelosamente, cada país vai desenhando os seus próprios planos de desconfinamento, de forma a conseguir vacinar o maior número possível de pessoas, fazendo por essa via regressar o tão almejado novo normal e devolvendo vida à economia.

Em Macau, onde não se regista qualquer caso de infecção por Covid19 há quase um ano e onde a vacinação corre a bom ritmo desde Fevereiro, o território persiste na manutenção das tradicionais medidas de distanciamento social, uso de máscara e quarentena obrigatória de 21 dias para todos os residentes que regressem, oriundos de países estrangeiros.

Perante todo este cenário, a grande questão que se coloca no momento, para além do imperativo sanitário que a todos deveria impelir à toma da vacina, é sem dúvida saber, para quando a tão desejada imunidade de grupo e com ela o regresso da liberdade ao trabalho, à educação, à cultura e ao lazer.

Como será o futuro próximo? Quanto tempo demoraremos até atingirmos uma vacinação à escala global? Qual a durabilidade da imunidade conferida pela vacina? Quais os riscos de transmissibilidade da doença pós vacinação? No fundo, como viverá o mundo no próximo ano?

Estas e muitas outras questões serão abordadas pelo nosso orador convidado.

A conferência contará, igualmente, com a participação do Dr. Mário Évora, cardiologista e Presidente da Associação de Cardiologia de Macau e da Dra. Mónica Pon, médica internista.

A sessão será moderada por Filipa Guadalupe, Directora CRED-DM/Fundação Rui Cunha.

Covid19 O Bom, o Mau e o Vilão, será realizado em português com interpretação simultânea para cantonês.

A Entrada é livre.

O Professor Filipe Froes, participará via zoom e a sessão, para além de presencial, será, igualmente, transmitida live via Facebook – página Fundação Rui Cunha.

São todos muito bem-vindos àquele que é sem dúvida o tema da actualidade e que a todos nos atinge.

Contamos consigo!

Por Macau, mais e Melhor!

POSTER