Tristão, Isolda e o Caso Metropolis – 2020.11.19
A Fundação Rui Cunha e a Associação dos Amigos do Livro em Macau apresentam no dia 19 de Novembro, quinta-feira às 18:30, mais uma sessão de Ópera na Literatura contada por Shee Va, que desta vez se dedica ao livro “O Caso Metropolis” de Matthew Gallaway e a sua relação com a obra musical “Tristão e Isolda” de Richard Wagner.
Fascinado pelos acontecimentos das primeiras páginas do romance de Matthew Gallaway, o leitor é levado a uma viagem no tempo e no espaço, entre o novo e o velho continente, através de uma partitura musical: a versão original de “Tristan und Isolde” que Richard Wagner quis estrear em Paris. A desastrosa recepção de Tannhauser na Ópera de Paris tornou impossível a produção de Tristão e Isolda na cidade francesa. Foram considerados outros teatros europeus – e também no Rio de Janeiro, a convite do Rei D. Pedro II, filho de D Pedro I do Brasil e IV de Portugal –, mas surgiram dificuldades múltiplas que reputaram a obra de irrepresentável.
Tendo por base uma série de melodias irresolúveis, tonalidades indefinidas e um canto discursivo, “Tristão e Isolda” de Richard Wagner é uma ópera de difícil percepção. O que inicialmente parece desordenado, adquire significado na rede das emoções que desperta. Ela é sentida e interpretada individualmente por cada ouvinte, consoante a sua experiência de vida. A ópera pretende ser o espelho que reflecte a alma dos espectadores, quer tenham ou não formação musical para compreender a complexidade composicional.
Sem mergulhar nas profundezas oceânicas da teoria musical, Shee Va vai percorrer os meandros da confusa trama que une as personagens de “O caso Metropolis” de Matthew Gallaway – Anna, Martin, Maria, Lucien, entre outros – para viver o fascínio da música de Wagner e, também, o dramatismo da eternidade de “O caso Makropolus” de Leos Janacek.
As Conversas Ilustradas com Música voltam a marcar encontro na Galeria da Fundação Rui Cunha ao fim da tarde, para Ouvir com os Olhos e aprender com todos os sentidos.
Não perca!
Por Macau, Mais e Melhor!
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.