PDF pageEmail pagePrint page

A Fundação Rui Cunha, em co-organização com a Associação de Promoção da Industria Cultural e Criativa de Macau, Grupo de Jornal e Media do Instituto de Artes de Qingdao e Cultura da Luyart Internacional Limitada irão realizar uma exposição de pintura chinesa, “Exposição de pintura de chinesa de Zhou Yu Ying e Li Xu Guo”, na galeria da Fundação Rui Cunha, entre os dias 14 e 27 de Setembro de 2017.

POSTER-01

O desenvolvimento da pintura contemporânea encontra-se ainda num ambiente onde coexistem imensos desafios e oportunidades. Devido não só à valorização da sociedade tradicional, mas também à herança cultural, a pintura chinesa tem vindo a receber uma grande aceitação, logo, uma valorização que nunca teve. Macau pela sua profunda base cultural e histórica, dada a sua ambiência, desempenha então um importante papel na ligação entre as culturas chinesa e a ocidental. Deve assim o mundo artístico chinês apreciar e saber aproveitar as condições que esta cidade oferece para cumprir com as suas responsabilidades de promoção da criatividade da sua herança cultural.

Zhou Yu Ying, foi militar, fácil de se verificar pela energia com que fala e pinta. Nota-se nas suas últimas obras onde desenha o deus Zhong Kui, famosa personagem mitológica, que, retratado com uma cara feroz ao longo de milhares de anos, ainda é bastante apreciado pelo povo. Zhou Yu Ying dá uma interpretação especial a esta personagem, onde com traços fortes à mão livre dá-lhe um ar poderoso e imponente, onde se reflete uma intensa vivacidade. Tais traços, fortes e intensos, também se encontram nas suas pinturas de paisagens e animais, sendo um reflexo da sua personalidade persistente mas cheio de paixão.

Nas obras de pintura tradicional chinesa de Li Xu Guo, certamente pela grande influência do seu mestre Zhang Da Qian, encontra-se muito a técnica de pintura de acção, onde com traços perfeitos e dignos, as suas obras demonstram uma visualidade repleta de vigor. Li Xu Guo entende que sendo um pintor, tem a obrigação através das suas obras de transmitir a realidade social e libertar aquilo que chama de “energia positiva”. Nas suas recentes obras foram muito utilizadas as técnicas de pintura chinesa das Dinastias Song e Yuan ao que adiciona a técnica de “free hand brush painting”, onde, pelas misturas desenvolvidas o artista cria uma sua própria característica.

Esta exposição tem como fim criar uma plataforma de intercâmbio entre Macau e China, e espera-se que possa ela promover a cultural tradicional chinesa, levando com que a arte e a ideia espiritual da pintura chinesa possam ser conhecidas por mais pessoas e de outras culturas.

A abertura da exposição, com entrada livre, terá lugar na galeria da Fundação Rui Cunha, no dia 13 de Setembro de 2017, pelas 17:30 horas.

web-01 ZhouYuying_LiXuguo_Press_PT