PDF pageEmail pagePrint page

Mandela Flyer

A Fundação Rui Cunha e o Consulado Geral da África do Sul em Hong Kong e Macau, abrem ao público de 1 a 5 de Dezembro, a exposição Mandela – Leader, Comrade, Negotiator, Prisioner, Statesman.

Mandela  – Leader, Comrade, Negotiator, Prisioner, Statesmanla (PDF)

Esta inovadora exposição, também em exibição no Museu do Apartheid, na África do Sul, tem por escopo principal, celebrar a vida deste grande humanista e estadista, recorrendo, para isso, ao registo fotográfico dos seus momentos mais marcantes.

Mandela_FB

Christopher Till, Director do Museu do Apartheid, diz-nos mesmo que esta exposição pretende trazer uma nova luz a uma história contada vezes sem conta, um pouco por todo o mundo, quer seja em livros, documentários ou outras exposições.

Desta feita, percorrer-se-ão as diferentes fases da vida de Nelson Mandela, focando não apenas as suas lutas, enquanto pontos fortes da sua ímpar personalidade, mas, igualmente, as suas fraquezas.

O publico é, desta forma, convidado a percorrer a extraordinária vida de Nelson Mandela enquanto lider, estratega, prisioneiro e homem de Estado, assim como lhe é dado a conhecer um pouco de uma personalidade única, no que ao seu carácter e humanismo, diz respeito.

2015.12.1- MANDELA EXPO

2015.12.2- VISITA GUIADA EXPO MANDELA Kao Ip

2015.12.03- VISITA MANDELA EPM DIA 2

2015.12.03 – VISITA GUIADA MANDELA KWONG TAI DIA 3

2015.12.04-VISITA GUIADA A EXPO MANDELA EPM DIA 3

Cada uma das narrativas, é ilustrada por fotografias, às quais se juntam um documentário video, assim como um outro apontamento video sobre a sua libertação, e um terceiro registando o período que passou na prisão.

A vida de Mandela confunde-se, desde sempre, com a luta feroz e assertiva que desencadeou contra o Apartheid no seu país.

Na verdade, remontam aos anos 40 as primeiras acções conhecidas contra o regime instalado, as quais ganham força nos anos 50, altura em que lidera movimentos de massa contra o sistema, criando no dealbar dos anos 60 o movimento Umkhonto we Sizwe (Lança de uma Nação), como resposta ao Massacre de Sharpeville, no entendimento de que o apartheid não mais poderia ser combatido com a não-violência.

A partir de meados dos anos 60 é preso, durante 27 longos anos.

No início dos anos 80, ainda na prisão, Mandela dá início a um longo e responsável processo de negociação para a transição de regime, o qual culmina a 27 de Abril de 1994, com a realização das primeiras eleições livres no país.

Eleito como primeiro Presidente da África do Sul democrática, Mandela é, igualmente, proclamado o Pai da Nação “Father of The Nation”.

Esta exposição destaca de forma particular a forma como Mandela construiu um país, a partir de fragmentos de um conflito de décadas, usando tão somente como armas o amor, a persuasão, o perdão e, acima de tudo, a enorme perspicácia, inteligência emocional e política que só os grandes homens, e acima de tudo, os grandes líderes possuem.

A exposição abre ao público no dia 1 de Dezembro, às 18h30, sendo inaugurada pela Senhora Consul-Geral da África do Sul em Hong Kong e Macau, e pelo Senhor Presidente da Fundação Rui Cunha.

Durante os quatro dias seguintes, e pela personagem histórica em causa, a Fundação Rui Cunha, organizará para várias Escolas de Macau, um conjunto de visitas guiadas.

            Contamos com a sua presença!

            A Entrada é livre.

            Por Macau Mais e Melhor!

            www.creddm.org