PDF pageEmail pagePrint page

O CRED-DM – Centro de Reflexão, Estudo, e Difusão do Direito de Macau, a Fundação Rui Cunha, o Programa Académico da União Europeia para Macau e a Associação de Imprensa em Língua portuguesa e Inglesa organizam no próximo dia 9 de Novembro de 2015, Segunda-feira, às 18h30, na Sede da Fundação Rui Cunha, Av. da Praia Grande, n.749, 1º andar, Macau, uma palestra subordinada ao tema A crise dos refugiados e a União Europeia: Da coesão à desintegração?”.

A_Crise_FB

O orador convidado será Victor Ângelo, antigo representante do Secretário-Geral das Nações Unidas (Operações de Paz).

Numa altura em que a União Europeia se vê confrontada com uma vaga de imigração sem precedentes, Victor ângelo analisa as dificuldades sentidas pelos 28 Estados-membros na procura de compromissos e de soluções aceites por todos e questiona os efeitos que esta crise pode ter no futuro institucional da Europa comunitária.

Enquanto diplomata da Nações Unidas, organização para a qual trabalhou durante 32 anos, Victor Ângelo foi representante especial do secretário-geral, entre outros, em países como o Chade, a República Centro-Africana, a Serra Leoa ou o Zimbabwe.

Actualmente reformado da ONU, Victor Ângelo faz parte da direcção da organização não-governamental suíça PeaceNexus e desempenha funções de consultor da OTAN. Colunista habitual da revista portuguesa Visão, Victor Angelo é comentador residente do programa “Magazine Europa”, da Rádio Macau.

A conferência decorrerá em português, com tradução simultânea para cantonês.

A entrada é livre.

Esta conferência realiza-se no âmbito das actividades desenvolvidas pelo Programa Académico da União Europeia para Macau (EUAP-M, na sigla inglesa).

O EUAP-M é uma parceria entre a Universidade de Macau e o Instituto de Estudos Europeus de Macau. Estabelecido em 2012, o EUAP-M visa promover o conhecimento sobre a União Europeia junto da população, em geral, e dos estudantes dos diferentes graus de ensino, em particular.

Contamos Consigo!

Por Macau Mais e Melhor!

www.creddm.org