O Apicultor de Alepo – 2024.12.02
A Fundação Rui Cunha apresenta hoje, segunda-feira, dia 2 de Dezembro às 18:30, uma sessão intitulada “O Apicultor de Alepo”, no âmbito do ciclo Conversas sobre o Livro, co-organizada pela Associação dos Amigos do Livroem Macau. O tema escolhido para esta sessão é a obra com o mesmo nome, da autora Christy Lefteri, publicada em 2019 pela Editora Zaffre e vencedora de importantes prémios literários.
O evento vai contar com a coordenação de Ana Paula Dias, e ainda a colaboração de Marta Simões e José Carlos Pereira, numa conversa que se pretende animada, senão emotiva, em torno das várias questões que o livro aborda. É de salientar que a escritora trabalhou como voluntária num campo de refugiados da UNICEF em Atenas, pelo que “O apicultor de Alepo” não é somente uma história, mas também um testemunho da vida real de casos em situação de extrema vulnerabilidade.
«Nuri é o personagem que dá o título ao livro e é também o seu lúcido narrador. Mas o que parece não é. Uma leitura menos atenta confunde o percurso da sua horripilante viagem como refugiado desde a terra natal, na Síria, até Inglaterraonde aguarda asilo político. É um tema de cariz humanitário que reflecte a face menos humana do Homem, que é a guerra e a destruição da sua própria dignidade. Abre ainda caminho para a reflexão e posicionamento do leitor face ao recolhimento destas pessoas, negativamente estigmatizadas, que procuram estabilidade e segurança», avança a proposta do Clube de Leitura da Associação.
Ganhador do prémio literário Aspen Words, “O Apicultor de Alepo” vendeu mais de meio milhão de cópias. Tem, ainda, uma adaptação teatral que percorreu os palcos ingleses, provocando grande impacto na opinião pública em relação à islamofobia.
O evento será realizado em Português.
A entrada é livre.
Não perca!
Por Macau, Mais e Melhor!
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.