PDF pageEmail pagePrint page

POSTER-FBA Fundação Rui Cunha, através do CRED-DM, e a Associação dos Antigos Alunos da Escola Comercial Pedro Nolasco (AAAEC) realizam na segunda-feira, dia 22 de Abril de 2024 às 18:30, a primeira conversa de Serões com Histórias desde 2021, intitulada “O Diário de Sarah: Uma nova-iorquina na Macau oitocentista”, que será protagonizada por João Botas, Jornalista da RTP (Portugal) e autor do dinâmico blog “Macau Antigo”(macauantigo.blogspot.com), bem como outros livros sobre o território, onde viveu e estudou na adolescência.

Nesta sessão, moderada por José Basto da Silva, Presidente da AAAEC, o orador irá falar sobre um documento inédito com cerca de 200 anos, que chegou às suas mãos e terá sido escrito por uma norte-americana, esposa de um comerciante que vinha a Macau e à China com frequência. A versão dactilografada que o jornalista obteve, permite descobrir relatos de uma época em que o comércio fervilhava no sul da China.

Segundo uma entrevista a João Botas, publicada no início do ano pelo jornal Hoje Macau, é desconhecido o paradeiro do documento original manuscrito. Mas, «depois de múltiplas verificações, posso garantir que se trata de um relato verídico», afirmou o orador, que chegou ao contacto com descendentes de Sarah e do marido.

De passagem por Macau, o jornalista desvendará detalhes dos escritos de Sarah, que nos vão permitir «viajar até à Macau de meados do século XIX, com muitas descrições de espaços, ruas e edifícios, permitindo fazer o retrato da comunidade de estrangeiros ocidentais que viviam no território, que erampoucas dezenas», numa população que, à data, não tinha mais do que 35 mil pessoas, a maioria chineses, e com apenas 4.500 portugueses e macaenses.

«A linguagem utilizada [no diário] é simples, mas o elevado número de pessoas mencionadas obriga a muita pesquisa de contextualização, nomeadamente, sobre quem eram e o que faziam naquela época. É o que estou a fazer nesta altura, e está quase pronto», relatou ainda João Botas na mesma entrevista, mencionando estar em conversações com entidades públicas de Macau para a edição de um livro.

A entrada é livre.

Não perca!

Por Macau, Mais e Melhor!