PDF pageEmail pagePrint page

O CRED-DM realizou no passado dia 3 de Março de 2014, mais uma Conferência, inserida no seu Ciclo Reflexões ao Cair da Tarde, desta feita subordinada ao que commumente apelidamos por Erro Médico.

Porque entendemos que o Direito é a base da Sociedade que temos, sempre que o Tema o permite, é nosso apanágio desafiar especialistas fora do universo jurídico para que, a par dos juristas apresentem os seus pontos de vista e a sua experiência no terreno.

Foi isso mesmo que aconteceu nesta sessão.

À volta da mesma mesa estiveram o Dr. Mário Évora, médico, Director Clinico do Centro Hospitalar Conde São Januário de Macau, Director do Serviço de Cardiologia no mesmo Hospital e Presidente da Associação de Cardiologia de Macau, e a Doutora Vera Lúcia Raposo, Doutorada em Direito, especialista em Direito Médico, e presentemente Professora na Faculdade de Direito de Macau.

A Moderar a sessão esteve Sónia Nunes, Jornalista do Jornal Ponto Final Macau.

Falar de Erro Médico em qualquer parte do mundo, não é tarefa fácil; A começar logo pelo nome, Erro, o qual não será, nem terá que ser necessariamente apenas e tão só do médico, passando pelo apurar de responsabilidades, determinação do dano e imputação do mesmo a um determinado sujeito.

Talvez por isso, também em Macau, a discussão já vai longa, encontrando-se, presentemente, na Assembleia Legislativa da RAEM uma Proposta de Lei do Governo, a qual foi colocada em Consulta Publica.

Razões mais que suficientes para realizar a presente conferência, a qual pretendeu apenas contribuir para a discussão pública do problema, apresentando, inclusive, um ou outro ponto de vista conclusivo e conciliador.

A audiência foi bastante eclética e interventiva, enriquecendo substancialmente o conteúdo das ideias colocadas em cima da mesa.

Uma vez mais realizámos esta conferência com tradução simultânea para chinês, procurando, desta forma alargar o debate a toda a comunidade.

Em nome do CRED-DM agradeço a todos a presença, apoio e participação em mais esta actividade.

A todos os que connosco colaboraram na organização de todo o evento, e da presente publicação o nosso impenhorável agradecimento.

Para comentários, sugestões e/ou contributos editoriais, por favor não hesite em contactar-nos.

O CRED-DM está permanentemente em www.creddm.org e www.ruicunha.org

Mail: cred-dm@fundacao-rc.org

Filipa Guadalupe

Coordenadora CRED-DM

Fundação Rui Cunha

CAPA PENSAR DIREITO N5-PT