PDF pageEmail pagePrint page

POSTER-01A Fundação Rui Cunha e a Associação dos Amigos do Livro de Macau realizarão no próximo dia 26 de Abril, pelas 18h30, na sede da Fundação Rui Cunha, uma conferência intitulada “Macau na obra de Miguel Real e João Morgado”.

Inserida no programa comemorativo dos nove anos da Fundação Rui Cunha, “Macau na obra de Miguel Real e João Morgado” integra um ciclo de eventos especiais dedicados a Macau, onde procuramos mostrar a multiplicidade de olhares sobre esta cidade e a forma como os mesmos se refletem, no caso concreto, na literatura, dando origem a diversas obras.

Em Contos de Macau, João Morgado, compila um vasto conjunto de contos (criados a partir do material recolhido aquando da sua estada em Macau, em 2017), os quais poderíamos designar por lirismo em estado puro, animado de uma prosa poética, que diferencia este livro dos seus romances históricos.

Lirismo em estado puro porque aqui detetamos, sob e sobre um realismo social, que identifica e singulariza Macau (geografia, tradição, história do século XX, grupos sociais diferenciados, sobretudos os portugueses e os chineses), uma prosa poética que valoriza mais os sentimentos que a racionalidade, mais o voo da imaginação que a descrição fotográfica da realidade, mais a heterodoxia e a rebeldia do que a hierarquia social e, sem desprezar o elemento masculino, valoriza sobretudo os desejos e os anseios do elemento feminino.

Em A Cidade do Fim, uma obra fruto de uma rigorosa investigação histórica que celebra os 500 anos de relações entre Portugal e a China, Miguel Real decide relatar num romance de amor a história de Macau a par de uma biografia ficcionada de Fátimo Martins, Professor de Português radicado em Macau em 1941- e nenhuma das duas está isenta de improbabilidade, escândalo, surpresa e mesmo violência. A Cidade do Fim é, pois, a homenagem de Fátimo (o protagonista) à sua língua natal, à pátria que o adoptou e, claro, à pequena flor de lótus que fez desabrochar.

Estas e outras histórias constituirão o mote para uma sessão protagonizada pelos dois autores, onde o publico presente também participará através das suas questões e/ou comentários.

Esta sessão será apresentada por Ana Paula Dias e será integralmente realizada em língua portuguesa.

A entrada é livre.

Contamos com a presença de todos.

Por Macau mais e Melhor.