PDF pageEmail pagePrint page

PosterA Fundação Rui Cunha apresenta na próxima quinta-feira, dia 22 de Abril às 18:30, a quinta sessão do ciclo de Conversas Ilustradas com Música, que em 2021 segue o tema Efemérides na Ópera, com o título “Franco Corelli: Centenário de Nascimento”, em homenagem ao célebre cantor italiano, com apresentação de Raul Pissarra.

Dario Corelli foi um dos mais afamados tenores do séc. XX, conhecido pelo nome artístico de Franco Corelli. No passado dia 8 de Abril assinalou-se o centenário do seu nascimento, em 1921, pelo que as Efemérides na Opera deste mês irão recordar a sua magnífica voz e carreira, na Galeria da Fundação Rui Cunha.

Conhecido internacionalmente, e muito amado pelo público, actuou nos mais renomados teatros do mundo, entre os quais o Teatro alla Scala de Milão, o Royal Opera House – Convent Garden em Londres, a Ópera Estatal de Viena, o Metropolitan Theatre de Nova Iorque, etc. Fez espectáculos, também, no Teatro São Carlos, de Lisboa, em várias temporadas: em 1955 foi D. José em Carmen de Bizet, em 1957 foi André Chernier na ópera com o mesmo nome de Giordano, em 1959 foi Calaf em Turandot de Puccini e Manrico em Il Trovatore de Verdi, despedindo-se em 1973 como Cavaradossi na Tosca de Puccini).

Raul Pissarra, que teve a oportunidade de o ver e ouvir ao vivo em Lisboa, dar-nos-á conta das suas qualidades de cantor, com voz potente e timbre claro, que atingia as notas agudas sem dificuldade e de forma perfeita. Franco Corelli personificou, principalmente, os heróis líricos do repertório romântico oitocentista da ópera italiana e formou assídua parceria com Maria Callas, que era sua fã incondicional. Pela figura e carisma, talento teatral e voz, mereceu o cognome de “Príncipe dos Tenores”.

Efectuou muitas gravações, ao longo dos 30 anos de carreira profissional, que perdurou entre 1951 e 1976, vindo a falecer em 2003. Teremos oportunidade de ouvir algumas delas, entre as quais aquela de que o próprio mais gostou – Aida de Verdi – ao lado da soprano Birgit Nilsson e sob a direcção do maestro Zubin Mehta.

A entrada é livre.

Não perca!

EM ABRIL, CELEBRE CONNOSCO

Por Macau, Mais e Melhor!