PDF pageEmail pagePrint page

A Fundação Rui Cunha apresentará, na próxima terça-feira, dia 16 de Março, às 18h30, o primeiro de uma serie de nove filmes, sob a égide Macau no Cinema.

No ano em que a Fundação celebra o seu nono aniversário, Macau é o mote para um conjunto diversificado de eventos, onde procuraremos proporcionar a todo o público olhares diferentes sobre a cidade que nos une.

Em Macau no cinema, viajaremos desde os idos anos 50 do século passado, até à moderna e vibrante RAEM dos nossos dias, documentando não apenas um Macau histórico, mas sobretudo recriando o imaginário sobre esta terra tão singular e desvendando a pluralidade de olhares que sempre suscitou.

Com uma periodicidade mensal, Macau no Cinema, abre as suas portas com o filme Amor e Dedinhos de Pé, adaptação ao cinema do romance homónimo de Henrique de Senna Fernandes (nome maior do direito e das artes de Macau), pela mão do realizador português Luís Filipe Rocha.

Filme de época, “Amor e Dedinhos de Pé” é uma fixação do pulsar da vida, dos sentimentos e do tipo de relações da comunidade macaense no dealbar do século XX.

Parafraseando Celina Veiga de Oliveira “Ao ambiente da “cidade cristã”, burguesa e acanhada, tributária dos valores morais da “Praia Grande”, com os seus “assaltos” carnavalescos e a “fidalga hospitalidade” dos assaltados, a sua maledicência e ácida intriga de pequeno burgo, onde a vida não comporta mistério nem segredos, Henrique de Senna Fernandes junta o mundo apartado da “cidade chinesa”, onde cada europeu é um estrangeiro”.

A trama desenrola-se à volta de Francisco Frontaria (Joaquim de Almeida), jovem de boas famílias, que se movimenta, sem grandes preocupações e responsabilidades por entre a alta sociedade macaense da época.

Apostas, noitadas e farra, são as suas ocupações a tempo e inteiro. Famoso pelos dotes de conquistador, os seus talentos para o jogo não passam despercebidos. Nos faustosos salões da Cidade Cristã, a introvertida Victorina Vidal (Ana Torrent), transformar-se-á numa atraente mulher, emancipada quanto aos preconceitos da elite social.

Vítima de ostracismo, o arrogante mancebo acabará, doente e miserável, pelas sórdidas ruas do Bairro Chinês. Em desgraça pungente, a regeneração chega enfim, com aquela a quem o destino falará, no silêncio do coração.

A sessão terá lugar na Fundação Rui Cunha, Terça-feira, dia 16 de Março, às 18h30, sendo precedida de uma pequena apresentação a cargo de Miguel de Senna Fernandes.

A Entrada é livre mas sujeita a limitação de lugares.

Este filme é falado em português e cantonês, com legendas em português.

Interdito a menores de 13 anos (Grupo C).

            Contamos com a presença de todos nesta viagem cinematográfica por Macau.

2021.03.16 – FOTO-GALERIA – AMOR E DEDINHOS DO PE

POSTER-01-01