PDF pageEmail pagePrint page

A Fundação Rui Cunha apresenta no dia 10 de Dezembro, quinta-feira às 18:30, a última sessão do ciclo de Conversas Ilustradas com Música em 2020, intitulada “Ópera na Literatura: Adeus, Minha Concubina de Lilian Lee”, co-organizado pela Associação dos Amigos do Livro em Macau.

Com apresentação de Isabel Morais, Professora da Universidade de São José, e de Shee Va, médico e melómano, o tema versará sobre os livros “Adeus, Minha Concubina” (1985), de Lilian Lee, e “M. Butterfly” (1988), de David Henry Hwang.

Percorrendo os elos ordenados entre diferentes instâncias discursivas, objectiva-se uma breve reflexão contemplando o fenómeno da intertextualidade como recurso criador em duas obras literárias. Os títulos destas remetem-nos de imediato para o mundo da lírica, respectivamente “Madame Butterfly” de Giacomo Puccini e “Bawang Bie Ji” (Rei Hegemon despede-se da sua concubina) de Xiao Bai, estabelecendo-se um diálogo constante, mas aparentemente ilusório, em relação aos enredos e às personagens.

Pode-se ler em “Adeus, Minha Concubina”: «A sua (referindo-se ao actor) força e poder provêm do artifício… Do mesmo modo, há muito que as mulheres têm dependido dos homens para ser sustentadas, revelando, em troca, parte do seu segredo ilusório que constitui o seu encanto. Mas quanto disso é meramente encenação?».

“Madame Butterfly” de Giacomo Puccini é internacionalmente conhecida e celebrada nas interpretações de Maria Callas, Renata Tibaldi e Mirella Freni, entre outras, e “Bawang Bie Ji” é, porventura, a mais famosa ópera chinesa desde a sua criação, pelo célebre cantor Nandan Mei Lafang.

Não perca!

Por Macau, Mais e Melhor!

POSTER-01