PDF pageEmail pagePrint page

2019.05.21 – Fundação Rui Cunha

Neste workshop, a cantora Mili Vizcaíno faz uma ampla abordagem da voz através de elementos de diferentes culturas e disciplinas, relacionadas com a técnica vocal, a unidade corpo-voz, e a comunicação, com especial ênfase no improviso. Faz-se acompanhar pelo pianista Rui Filipe.

Poster– Corpo, voz e movimento
– Circle singing
– Qualidades vocais
– Respiração, colocação e projeção da voz
– Entonação, treino auditivo e memória auditiva
– Interpretação

Duração: 3 horas (com um pequeno intervalo no meio)

Público alvo: aqueles que queiram conhecer de forma mais profunda a sua voz (e as suas diversas possibilidades).

MILI VIZCAÍNO (Espanha) é cantora, compositora e professora de canto, harmonia e treino auditivo.
Ao longo do seu percurso musical, tem explorado a voz desde diferentes perspetivas: jazz, música española, música portuguesa, música latino-americana, música clássica ocidental e indiana.
Tem estudos clássicos de piano e contemporâneos de guitarra. É licenciada em Jazz pela Universidade de Évora, Portugal, tem o Mestrado em Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa e a post-graduação em Educação Musical no Ensino Básico pela Universidade Nova de Lisboa. Estudou também História de Arte na Universidade de Salamanca, Espanha.

Tem ensinado música nos últimos 14 anos em Espanha, Portugal e na Índia, em Swarnabhoomi Academy of Music (Chennai), onde completou dois semestres de música carnática (o tópico da sua tese de mestrado). É diplomada nos níveis I e II de Estill Voice Craft, com Paul Farrington e Helen
Rowson (discípulos diretos de Jo Estill). Tem formação em Body Alfabet com Jorge Parente (discípulo direto e único de Molik). Também tem formação em Teoria da Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon.

Ganhou diversos prémios como INJUVE 2005 (Espanha e Ámerica Latina), Primeiro Prémio de Melhor Intérprete e Melhor Álbum, Sonora Awards 2013, Primeiro Prémio de Pop (Caja de Badajoz, Espanha). Como compositora, o seu tema “Os direitos humanos, o teu melhor instrumento” foi seleccionado para os Goya Awards (Óscares Espanhóis). Participou em diversos álbuns como o EP “Na Janela” (Mili Vizcaíno Quintet), o LP “For once in my life” (Iberian Big Band), o LP “Tierra seca y caramelo” (D’Alambre, com composições suas). Trabalhou como backing vocals na tournée mundial “Papitour” (Miguel Bosé).

Participou também em festivais como Womad (Cáceres, Spain), Grammy Latinos (Las Vegas, EUA), Viña del Mar (Chile), etc.

Actualmente trabalha no seu projecto “Jangada de Pedra”, um duo de piano e voz de temas autorais, com o pianista e compositor lisboeta Rui Filipe.