PDF pageEmail pagePrint page

14.11.2017 . 18:30 – LA VERBENA DE LA PALOMA

FB-01Zarzuela de Tomás Bréton

Falar de Madrid e da sua música conduz de imediato à zarzuela, um género de ópera de natureza eminentemente urbana, típica da capital espanhola, de cariz muito popular e apreciada por todas as classes sociais, cujas árias são adoptadas e decoradas pelo povo espanhol e cantadas em todos os lugares de festa.

A história desta opereta, designada na origem por zarzuela, é simples e conta-se rapidamente.

A vida de proximidade e de vizinhança decorre placidamente num bairro castiço de Madrid. Duas guapas vendedoras de balcão, Susana e Casta, aceitam os galanteios de um farmacêutico já maduro de idade, Don Hilarion. Esta relação desgosta o jovem Julian, que está apaixonado por Susana.

Tudo se complica quando no dia da Verbena de la Paloma, uma célebre e popular festa da cidade, as duas jovens decidem deixar-se acompanhar pelo seu idoso e experimentado admirador.

O clima de festa, o ciúme, os amores serôdios, o flamenco, a música alegre e viva de Tomás Bréton, os comentários, as graças e as censuras dos amigos e dos vizinhos tornam esta ópera urbana um alegre divertimento, que retrata a forma de estar e de ser de um povo ibérico e latino.

Frederico Rato – Novembro de 2017