PDF pageEmail pagePrint page

A Fundação Rui Cunha, a Associação dos amigos do livro de Macau e Livros do Oriente, realizarão na próxima segunda-feira, dia 5 de Dezembro, às 18h30, na Fundação Rui Cunha o lançamento do Livro 15 anos depois: A Imprensa Portuguesa de Macau (1999-2014), apresentado pelo advogado Sérgio de Almeida Correia.

poster-01Coordenada pelo Prof. João Figueira, da Universidade de Coimbra, a obra conta com a participação dos jornalistas José Carlos Matias (“Os últimos dias da transição”), Diana do Mar (“Os jornais e a sua circunstância”), Sónia Nunes (“A informação na primeira página”) e Marco Carvalho (Eldorado dos jovens jornalistas) e com o jurista Frederico Rato (“A liberdade de imprensa e o direito à informação no ordenamento jurídico de Macau”).
O capítulo “Olhares cruzados sobre a Imprensa” transcreve uma mesa-redonda, gravada nos estúdios da Rádio Macau e moderada por João Figueira, em que participaram alguns dos principais responsáveis pelos órgãos de Comunicação Social em Macau, os jornalistas Carlos Morais José, José Miguel Encarnação, Emanuel Graça, Gilberto Lopes e Ricardo Pinto
15 anos depois A Imprensa Portuguesa de Macau (1999-2014), co-edição da Fundação Rui Cunha e de Livros do Oriente, inclui ainda a opinião de onze leitores da Imprensa de Macau.
Para o jornalista Adelino Gomes, que assina o Prefácio, “o objecto de estudo desta obra reveste-se de singularidades que desafiam ideias feitas e normalidades instaladas.
“Entre os dados surpreendentes do quadro de situação que nos traça, avulta aquilo que me permito classificar de refinamento da preservação da especificidade do jornalismo de língua portuguesa na RAEM. Algo que, na minha leitura, se nos impõe como inesperado epítome dos 15 anos de transição num território, Macau, cuja imagem de marca sempre se afirmou, porém, como milagre histórico desafiador de constrangimentos geográficos, sociais e políticos.”
Esta apresentação será proferida em língua portuguesa.
A Entrada é livre.
Contamos Consigo! Por Macau Mais e Melhor!