PDF pageEmail pagePrint page

“Roque Choi: Um Homem, dois sistemas”

Lançamento dia 16 de Novembro de 2015

A obra Roque Choi: Um Homem, dois sistemas – Apontamentos para uma biografia – integrada no plano editorial que assinala os 25 anos de Livros do Oriente – vai ser lançada na próxima segunda-feira, dia 16, às 18 h 30 m, na Fundação Rui Cunha.

A apresentação está a cargo do Dr. Jorge Morbey, docente universitário e antigo presidente do Instituto Cultural de Macau.

Segundo os autores, Cecília Jorge e Rogério Beltrão Coelho, trata-se “do trabalho possível face a todas as dificuldades   (algumas inexplicáveis e inaceitáveis) que se nos depararam e fruto de muitas centenas de horas a ler o Boletim Oficial ou a consultar outras tantas centenas de microfilmes no Arquivo Histórico de Macau, para além da investigação desenvolvida nos arquivos de Portugal.”

BC_poster

O primeiro capítulo é constituído por uma entrevista inédita concedida, em 1999, ao jornalista José Pedro Castanheira, ao longo de várias conversas – eventualmente a última entrevista de Roque Choi à Imprensa.

Estas conversas, para além de ajudarem a conhecer melhor a personalidade de Roque Choi, permitiram a evocação de figuras, pertencentes à História de Macau, sobretudo em meados do século XX, e justificam que deles se tenha feito o retrato possível, mas essencial para se perceber a sua importância e o papel (por vezes intenso e polémico) que desempenharam no território. Trata-se, na maior parte dos casos, de personalidades que tiveram em mãos os destinos de Macau, nos domínios económico, social e político e das quais, geralmente, pouco se conhece de fonte segura, ou em relação a quem correram e correm as mais diversas lendas e boatos.

A entrevista, que se publica na íntegra, é, por isso, acompanhada de notas biográficas das pessoas citadas e de anotações pelos autores da biografia de Roque Choi, em textos recolhidos e em tipo de letra diferente para se distinguirem do corpo da entrevista.

O segundo capítulo  – “Uma vida preenchida” – é a biografia ordenada de forma tendencialmente cronológica e com base na investigação desenvolvida, evitando, sempre que possível, repetir informação contida na entrevista e devidamente confirmada.

O último capítulo reune, na íntegra, depoimentos de várias personalidades sobre a figura de Roque Choi, alguns dos quais parcialmente citados nos capítulos anteriores.