PDF pageEmail pagePrint page

A Fundação Rui Cunha em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa realizará no dia 25 de Abril, Quinta-feira às 18h15, a conferência: Macau enquanto plataforma comercial e económica entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

POSTER-01Inserida num novo ciclo de conferências, intitulado CREDDM Series, pretende desta forma a Fundação assinalar o dealbar deste que será o grande projecto político para a Região do Grande Delta do Rio das Pérolas, nos próximos anos.

Num momento em que Macau assume um papel chave no desenho da Grande Baía, importa abrir o debate a toda a comunidade, trazendo para cima da mesa todos os desafios e respectivas oportunidades, no que a esta matéria diz respeito.

Para esta segunda sessão, elegemos como tema central Macau enquanto plataforma comercial e económica entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

Membro de uma matriz jurídica identitária comum, Macau é detentor secular de um legado histórico de ligação entre a China e todo o mundo lusófono.

Isso mesmo foi realçado, neste que é agora, o grande projecto político da República Popular da China para os próximos anos, ao atribuir a Macau o papel charneira no que a esta matéria diz respeito.

Um dos aspectos mais importantes para os Países de Língua Portuguesa é a clara intenção das autoridades responsáveis por este Plano de Desenvolvimento em (i) apoiarem Macau no desenvolvimento de uma plataforma de serviços financeiros China-Países Lusófonos, (ii) em estabelecer um sistema de seguro de crédito à exportação, (iii) em desenvolver-se como centro de compensação RMB para os Países Lusófonos, (iv) em alavancar as forças de Macau como sede do Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China-Países Lusófonos, e (v) em assumir os serviços de cooperação financeira entre a China e os Países de língua portuguesa.

Perante tudo isto, como responderá Macau?

A discutir esta e outras questões teremos:

Rodrigo Brum – Secretário-Geral Adjunto do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa; Félix Pontes – Presidente do Instituto de Formação Financeira de Macau; Shi Kun – Director do Departamento Regional de Desenvolvimento e Planeamento do Instituto de Desenvolvimento da China.

A moderar contaremos com a participação de José Carlos Matias, Director, Jornal Plataforma Macau.

Esta conferência será realizada em Mandarim e em Português, com interpretação simultânea e a entrada é livre.

Contamos com TODOS!

Por Macau, Mais e Melhor!