PDF pageEmail pagePrint page

POSTER

TIMOR-LESTE

DA GUERRILHA ÀS FORÇAS DE DEFESA

(Apresentação do Livro – Fundação Rui Cunha – 31/10/2018, 18h30)

E, meados do ano 2000, decorrente do processo de (re) construção pós-conflito do Estado de Timor-Leste, os líderes político-militares timorenses, a Administração Transitória das Nações Unidas em Timor-Leste (UNTAET), com o apoio de doadores internacionais, onde se destacou Portugal, concordaram em criar as Forças de Defesa de Timor-Leste, tendo por base de recrutamento inicial as Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste (FALINTIL) criadas pela Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN), no âmbito do processo de auto-afirmação pós-colonial.

            Neste livro procura mostrar-se, através de imagens e de um pequeno texto trilingue de enquadramento, os momentos mais decisivos e relevantes da transformação e desenvolvimento das FALINTIL em FALINTIL-FDTL, e consequentemente, documentar a importância para a promoção da paz, da segurança e do desenvolvimento de Timor-Leste enquanto Estado independente.

Este livro, pretende evidenciar uma fase importante da história recente de Timor-Leste na qual o povo timorense foi o protagonista e partilhar, através de documentos fotográficos inéditos, as etapas mais importantes.

Passados estes anos sobre um processo sem precedentes e pouco conhecido, queremos contribuir com uma reflexão realista, mas necessariamente emotiva sobre todo este processo.

A apresentação estará a cargo de um dos autores – Luís Bernardino.

Luis Bernardino é Tenente-Coronel de Infantaria do Exército Português, licenciado em ciências militares.

Mestre em Estratégia e Doutorado em Relações Internacionais, actualmente é membro da Nato, Joint Force Command Brunssum Holand.

A apresentação decorrerá na Fundação Rui Cunha, na próxima Quarta-feira, dia 31 de Outubro, pelas 18h30.

Este evento será realizado em língua portuguesa.