A Luz dos Livros: Pode um livro mudar as nossas vidas? – 2023.04.24
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril.
Esta data foi escolhida com base na lenda de S. Jorge e o Dragão, que na Catalunha assinalam para honrar a velha tradição segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge (Sant Jordi) e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro.
Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes ou Garcilaso de La Vega, falecidos ou nascidos em Abril.
Um pouco por todo o mundo, este dia é aproveitado para estimular e promover a leitura, a indústria dos livros e os correspondentes direitos de autor.
A Fundação Rui Cunha, a Associação dos Amigos do Livro em Macau e a Associação Luz da Asia (em gestação), juntam-se, assim, a esta efeméride, organizando a 24 de Abril, pelas 18:30, uma “Conversa de Café” subordinada ao tema: A Luz dos Livros: Pode um livro mudar as nossas vidas?
Ler faz bem à saúde mental, reforça a imaginação e torna o homem mais criativo, contribuindo para um mundo melhor.
Ana Paula Dias, Filipe Saavedra, Lawrence Lei, Pedro d ‘Alte, Sara Augusto e Shee Va, falarão sobre a verdade, ainda que ficcionada, contida nos livros, assim como sobre a procura do bem (ou do mal) nos meandros obscuros da crueldade que mascara a bondade e define o rumo das nossas vidas.
A música das palavras, o ritmo das frases e a fantasia das histórias estarão entre nós.
Deseja-se que a participação activa do público presente levante o manto diáfano que cobre as azáfamas quotidianas, deixando emergir a luz que emana dos livros, criando, desta forma, um tempo de leitura e de prazer.
Os livros constituem pontes de comunicação. Nesse sentido, apelamos a todos os participantes que tragam, igualmente, um livro, para que dessa forma possamos trocar os múltiplos momentos de deleite que a sua leitura proporcionou.
Venha celebrar connosco o Dia Mundial do Livro, segunda-feira, 24 de Abril, pelas 18:30h, na Fundação Rui Cunha, celebrando, igualmente o 11º Aniversário da Fundação.
A sessão será realizada em língua portuguesa com alguns dos diálogos em inglês e/ou chinês.
Entrada Livre!
Não Perca!
Por Macau, Mais e Melhor!
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.