PDF pageEmail pagePrint page

A Fundação Rui Cunha apresenta na próxima terça-feira, dia 23 de Fevereiro às 18:30, a terceira sessão do ciclo de Conversas Ilustradas com Música, que em 2021 segue o tema Efemérides na Ópera, sob o título “Nellie Melba: Palco, Corte e Mesa”.

Este é um ano prolífero em efemérides no mundo da lírica. A extraordinária vida da soprano australiana Nellie Melba é disso exemplo, assinalando-se exactamente nesta data (23 de Fevereiro de 1931) o 90º aniversário do seu falecimento.

Nascida a 19 de Maio de 1861 e baptizada Helen Porter Mitchell, a cantora tomou o nome artístico de Nellie Melba em homenagem à cidade de Melbourne, a terra que a viu nascer. Estreou-se em 1887 no Teatro Monnaie em Bruxelas, no papel de Gilda da ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi que grande entusiasmo colheu junto do público. A imprensa do dia seguinte foi elogiosa: voz única, com uma técnica perfeita e trilho notável. Assim foi conquistando êxitos na Europa e na América, tendo sido uma das primeiras vozes líricas a ficarem registadas para memória futura.

Privou com a realeza e viveu uma vida faustosa ao lado do Príncipe Filipe, Duque de Orléans e herdeiro do trono francês. Além de ser adorada pelo público, mereceu a admiração de renomados chefes de cozinha, como Auguste Escoffier, que criou pratos em sua honra. Despediu-se, por fim, dos palcos num concerto em Brighton, a 5 de Outubro de 1929. Em sua homenagem, o Royal Opera House em Covent Garden, Londres, colocou um busto de mármore na escadaria principal e Melbourne, na Austrália, dedicou-lhe um museu.

Para recordar esta fantástica personalidade do mundo da ópera vão estar presentes Shee Va, Raul Pissarra e Fausto Airoldi, numa conversa de fim de tarde que se realiza na Galeria da Fundação Rui Cunha.

A entrada é livre.

Não perca!

Por Macau, Mais e Melhor!

POSTER