PDF pageEmail pagePrint page

A Fundação Rui Cunha em parceria com a Universidade de Macau – Centro de Investigação e Estudos Luso-Asiáticos (CIELA), do Departamento de Português realizarão no próximo dia 25 de Novembro de 2019, às 18h30, na sede da Fundação Rui Cunha, a palestra Diálogos Interculturais, Goa, Diu e Sri Lanka em foco.

A sessão consistirá em duas apresentações de facetas do diálogo entre influências culturais múltiplas no Índico, especificamente em Goa, Diu e no Sri Lanka.

Essas influências tocam no património imaterial, tal como sistemas sociais, canção e dança, e material, nas facetas de arquitectura, arte e artesanato.

As apresentações estarão a cargo do Dr. Mahesh Radhakrishnan, etnomusicólogo e antropolólogo linguístico, da Faculdade de Arqueologia e Antropologia da Universidade Nacional da Austrália.

Desde 2017 tem integrado a equipe de pesquisa da Fac. de Letras da Universidade de Lisboa que leva a cabo uma extensa documentação da fala e das tradições orais e musicais das comunidades descendentes de portugueses na costa leste do Sri Lanka.

A sua prestação nesta sessão versará acerca dos vestígios da tradição luso-asiática nos domínios da dança, música e letras ainda  mantidas pelas referidas comunidades.

O segundo palestrante, Prof. Pedro Sobral Pombo, com Doutoramento em Antropologia pelo ISCTE, Lisboa, é presentemente professor na Universidade de Goa. A sua pesquisa cobre as áreas de arte e linguística antropológica no que concerna as influências cruzadas entre Moçambique, Tanzânia, a costa ocidental da Índia (especialmente Goa e Diu) e a Ásia Oriental.

A sua prestação nesta sessão versará essencialmente sobre os cruzamentos de influências culturais entre a costa de África Oriental e as comunidades da costa ocidental da Índia.

Os palestrantes, que vão também levar a cabo apresentações a estudantes na Universidade de Macau nos dias 25, 26 e 27, foram convidados por aquela instituição, através do Centro de Investigação e Estudos Luso-Asiáticos (CIELA), do Departamento de Português. As suas apresentações integram a linha de divulgação que o Centro promove de temas relacionados com a língua portuguesa e as culturas influenciadas por uma matriz portuguesa na Ásia.

A presente colaboração com a Fundação Rui Cunha vem na continuidade de anteriores eventos conjuntos que pretendem trazer o conhecimento e o debate sobre tais pesquisas para um público mais alargado.

A sessão será moderada pelo Professor Mário Pinharanda Nunes, Departamento de português do Centro Investigação Estudos Luso Asiáticos, da Universidade de Macau.

            A conferência será proferida em língua portuguesa e inglesa, sem interpretação simultânea.

            A Entrada é livre. Contamos Consigo! Por Macau Mais e Melhor!

POSTER-01