PDF pageEmail pagePrint page

A Fundação Rui Cunha em parceria com o Centro de Ensino e Formação Bilíngue Chinês-Português, do Departamento de Português da Universidade de Macau, organiza no próximo dia 2 de Abril, Terça-feira, às 18h30, a Conferência/Oficina Diálogo Intercultural – Caracteres Chineses e Noções Ocidentais, protagonizada pela docente e investigadora Ana Cristina Alves.

Poster-01A oficina de duas horas e meia será dividida em duas partes, a primeira para a apresentação teórica dos temas e conceitos propostos para discussão, a segunda será reservada ao diálogo com os participantes.

Nesta palestra/oficina procura-se pensar algumas características fundamentais dos pensamentos grego e chinês comparativamente.

Quais os preconceitos e más interpretações relativos ao “Mesmo” e ao “Outro”.

Sabedoria Chinesa e Filosofia Ocidental. As principais características dos pensamentos chinês e ocidental.

Há alguma relação entre filosofia e geografia?

Preconceitos e más interpretações no que respeita ao “Mesmo” e ao “Outro”.

As filosofias contemporâneas e o diálogo útil entre culturas:  Dào (道), Rén (仁)   Xīn (心) nas filosofias chinesa e ocidental.

Uma leitura filosófica dos pictogramas chineses.

Esta conferência/oficina, encontra-se integrada numa oficina de cultura comparativa, intitulada Diálogos Interculturais: Caracteres Chineses e Noções Ocidentais, estruturada em 4 sessões.

As sessões de 1/4, 3/4 e 4/4 decorrerão, das 19h e às 21:30, na sala E21-1046 da Universidade de Macau.

A oficina tem como finalidade fazer com que cada um dos participantes dialogue e recrie, se assim o entender num texto final, as perceções do “Mesmo” e do “Outro” em contacto com os caracteres chineses e as noções ocidentais, desconstruindo ideias-feitas e preconceituosas sobre o que possam ser os grandes temas das filosofia oriental chinesa e da filosofia ocidental. Os encontros serão conduzidos em Português, com exceção daquele no 4/4, que será em Inglês.

Ana Cristina Alves é doutorada em Filosofia da História, Cultura e Religião, tendo obtido o grau na sequência da defesa duma dissertação sobre estudos de género: a Mulher na China (2007), na qual analisa os princípios Yin/Feminino e Yang/Masculino na tradição cultural chinesa do Clássico das Mutações (《易经》) à atualidade. Tem ainda vários trabalhos publicados, entre os quais se destacam: na área de Filosofia, A Sabedoria Chinesa (2005), na de literatura infantil em coautoria com Celina Veiga de Oliveira, Oito Cartas de Macau (1998); em cultura e tradução em coautoria com Wang Suoying, Contos da Terra do Dragão (2000) e Mitos e Lendas da Terra do Dragão (2009); nos estudos de tradução, Culturas em Diálogo: A Tradução Chinês-Português (2016); e na área linguística, dicionário de Chinês-Português/ Português-Chinês.

A sessão do dia 2 de Abril na Fundação Rui Cunha, tem entrada livre a todos os interessados e será realizada em português.

Contamos consigo!

Por Macau Mais e Melhor!