PDF pageEmail pagePrint page

FBRumo ao apogeu militar dos  Descobrimentos” é o tema de uma palestra de António Conceição Júnior, a ter lugar no próximo dia 12 de Julho, pelas 18,30 horas, na Fundação Rui Cunha.

António Conceição Júnior, conhecido autor e artista local, é também designer de espadas, com um website chamado Bladesign. O seu interesse pela armaria remonta a várias décadas, frequentando Fóruns Internacionais da especialidade. Na década de 1990, estende o seu interesse à armaria dos Descobrimentos, tendo visitado a maior colecção de armaria portuguesa e a enorme colecção do professor Rainer Daehnhardt, que o próprio o guiou.

Criou várias espadas por encomenda, superintendendo a sua feitura junto de reconhecidos alfagemes (bladesmiths) dos Estados Unidos, Filipinas, China e Japão.

Em 1993 organizou na Galeria do então Leal Senado uma exposição de Armaria Portuguesa, contando com a colaboração do Museu Militar de Lisboa. Em 2005, concebeu e coordenou a exposição “Senhores do Fogo”, a primeira exposição, a nível mundial, de obras de alfagemes contemporâneos, que teve lugar  no Museu de Arte de Macau. Foi ainda autor e curador da mostra “História do Aço na Ásia Oriental”, no Museu de Arte de Macau, também a primeira a nível mundial a reunir peças de diferentes épocas  provenientes da China, Coreia, Japão, Filipinas e Sudeste Asiático Continental.

Com a presente palestra, António Conceição Júnior pretende fazer uma revisitação histórica dos Descobrimentos e instrumentos bélicos utilizados pelos portugueses no Índico.