PDF pageEmail pagePrint page

A Fundação Rui Cunha através do CRED-DM – Centro de Reflexão, Estudo, e Difusão do Direito de Macau acolhem na próxima quarta-feira, 21 de Novembro, pelas 18h30, a sessão “A UE e os Desafios do Populismo”.

POSTERO evento, organizado pelo Programa Jean Monnet da União Europeia (U.E.) em Macau, terá como oradores Victor Ângelo, antigo representante do Secretário-Geral das Nações Unidas (Operações de Paz), e José Luis Sales Marques, Presidente do Instituto Estudos Europeus de Macau.

A palestra, fruto da iniciativa conjunta da Universidade de Macau e do Instituto de Estudos Europeus de Macau, com o apoio da U.E. e em parceria com a AIPIM – Associação de Imprensa em Português e Inglês de Macau, será moderada pelo jornalista João Pedro Marques.

O ano de 2018 fica marcado pelo crescimento do Populismo na Europa. Viktor Orbán, na Hungria, Matteo Salvini, em Itália, e outros líderes políticos que formam parte da UE emergiram como caras de um movimento que atraiu milhões e que levanta desafios e questões sobre o futuro da Europa. Além disso, o sistema de Defesa da UE – com as migrações a continuarem a ser a principal preocupação – está no topo da agenda num tempo de crise para a social-democracia

Enquanto diplomata da Nações Unidas, organização para a qual trabalhou durante 32 anos, Victor Ângelo foi representante especial do secretário-geral, em países como o Chade, a República Centro-Africana, a Serra Leoa e o Zimbabwe, entre outros. Actualmente a viver em Bruxelas, Victor Ângelo é membro da direcção da fundação suíça de manutenção da paz “PeaceNexu”, professor associado do Centro para Política de Segurança de Genebra e consultor sénior da Comunidade dos Países de Língua de Portuguesa (CPLP).

Esta conferência será realizada em língua inglesa.

A Entrada é livre

Contamos consigo.

Por Macau, Mais e Melhor!