PDF pageEmail pagePrint page

POSTER_DORA_FBA Fundação Rui Cunha acolhe amanhã, terça-feira, dia 22 de Outubro às 18:30horas, a Apresentação do Livro “Palavras Nómadas”, de Dora Gago, uma obra lançada em Março de 2023 que relata em crónicas as muitas viagens solitárias da autora pelo mundo, acompanhada por palavras dos seus escritores preferidos.

O livro foi distinguido em Julho de 2024 com o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, da Associação Portuguesa de Escritores. De acordo com o prefácio de Onésimo Teotónio Almeida, este «é uma viagem silenciosa, porém rica de olhares, finos na sua perspicácia e sensibilidade», que o mesmo comparou às aventuras de «Fernão Mendes Pinto em versão moderna: uma mulher a viajar sozinha pelo planeta».

«Não exagero a referência ao autor da Peregrinação. Os revezes e os contratempos não são comparáveis, mas os países sim, sobretudo pela alta percentagem de terras asiáticas na lista das que a narradora palmilhou. Dei-me ao cuidado de registar, sem qualquer pré-concebida ordem, os países tocados por estas crónicas: China, Taiwan, Camboja, Indonésia, Tailândia, Índia, Laos, Malásia, Japão, Filipinas, Singapura, Turquia, Estados Unidos, Países Baixos, Espanha, Brasil, Reino Unido, Uruguai, Guiné-Bissau… Não garanto ter sido exaustivo», declarou.

E por fim, «a mim só me cabe avisar o leitor deste pormenor: estas crónicas são uma espécie de romance autobiográfico, narrado na primeira pessoa, e com uma clef revelada nas últimas páginas a justificar o livro. Ou melhor: desvelando a postura da autora face ao mundo que ela não se cansa de percorrer», deixou Teotónio Almeida no ar como curiosidade.

A apresentação do livro será feita por Sara Augusto, com um conjunto especial de amigos das letras que se juntam para leituras de crónicas e excertos: Maria José Grosso, Sara Santos, Chen Gaozhao e João Veloso.

Dora Nunes Gago nasceu em São Brás de Alportel (Algarve) e é doutorada em Literaturas Românicas Comparadas pela Universidade Nova de Lisboa (2007). Durante os últimos dez anos leccionou na Universidade de Macau, primeiro como Professora Auxiliar, depois como Professora Associada de Literatura, tendo sido Vice-Directora e Directora do Departamento de Português.

A sessão vai ser realizada em língua portuguesa.

A entrada é livre.
Não perca!
Por Macau, Mais e Melhor!

 

07