PDF pageEmail pagePrint page

A Fundação Rui Cunha, o CRED-DM – Centro de Reflexão, Estudo, e Difusão do Direito de Macau e o Hoje Macau apresentam no dia 18 de Janeiro de 2016, Segunda-feira, às 18h30, na Sede da Fundação Rui Cunha, Av. da Praia Grande, n.749, R/C, Macau, a Obra Imperador da China, Auto-Retrato de K’Ang- Hsi, da autoria de Jonathan D. Spence.

LIVRO-IMPERADOR

            Nas palavras do autor, “Este livro é uma incursão no mundo imperial de K’ang–hsi, Imperador da China de 1661 a 1722. O objectivo desta viagem é sondar as dimensões da sua mente: quais os recursos interiores que utilizou na tarefa de governar a China? O que aprendeu do mundo em seu redor? Como via os seus súbditos? O que lhe proporcionava alegria e o que o irritava, como passava para si o tempo, a que se prendia a sua memória? Como é que um descendente dos guerreiros conquistadores Manchú se adaptou ao ambiente intelectual e político Chinês e como o afectaram as novas correntes do pensamento científico e religioso ocidental trazido à sua corte pelos missionários Jesuítas?

Mas, apesar de K’ang-hsi estar plenamente consciente do peso herdado da tradição imperial, era também, felizmente, um homem que expressava os seus pensamentos privados com uma candura e frescura que normalmente não se encontram naqueles que governam grandes impérios. No entanto, estas expressões pessoais encontram-se dispersas numa massa de éditos formais

e decretos imersos numa linguagem estereotipada.

Procurando cuidadosamente, é possível porém escutar a voz inequivocamente autêntica de um homem falando acerca das suas atitudes e valores com as suas próprias palavras.”

            Este é, pois, o discurso, na primeira pessoa, de um dos maiores líderes da História da Humanidade, reconstituído através de cartas, éditos e outros textos que Jonathan Spence reuniu e categorizou para os leitores ocidentais.

Uma oportunidade única de penetrar na mente de um imperador chinês, cujo poder se estendia a milhões de súbditos, e nela compreender os mais subtis desvios em relação ao pensamento ocidental, bem como uma visão do mundo alternativa à narrativa judaico-cristã.

            A apresentação estará a cargo do Jornalista e Editor Carlos Morais José, sendo proferida em língua portuguesa.

            A Entrada é livre.

            Contamos Consigo!

            Por Macau Mais e Melhor!