PDF pageEmail pagePrint page

A Fundação Rui Cunha e o CRED-DM – Centro de Reflexão, Estudo, e Difusão do Direito de Macau apresentam no dia 17 de Dezembro de 2014, Quarta-feira, às 18h30, na Sede da Fundação Rui Cunha, Av. da Praia Grande, n.749, R/C, Macau, a Obra Norberto Bobbio A Tradição Europeia da Liberdade.

Da autoria de Arnaldo M. A. Gonçalves este livro, o oitavo do autor, revisita os principais aspectos do pensamento e obra do intelectual italiano, integrando-o na grande tradição da cultura europeia, da modernidade e do cosmopolitismo, no ano em que se assinalam dez anos sobre a sua morte.

Norberto Bobbio marca o pensamento da segunda metade do século XX pela frescura da sua abordagem e pelo esforço que dedica a conciliar a tradição da esquerda, fundada na igualdade, e a tradição liberal, construída na preservação da liberdade.

Bobbio dedica grande parte da sua vida à academia: professor de direito primeiro, de ciência política depois, divulgador dos valores do pensamento europeu – de Kant a Locke, passando por Hobbes, Stuart-Mill, Constant e Tocqueville.

Participa no debate da refundação da esquerda não-marxista visando a unidade possível com os comunistas mas recusa-se a intervir no que apelida a “política minúscula”, dirigida a incentivar a luta entre as facções.

Em Julho de 1984, é nomeado senador ‘ad vitam’ pelo Presidente Sandro Bertini.

Morre, em Turim, em 9 de Janeiro de 2004.

É um autor prolixo com mais de quatro dezenas de livros publicados em Itália e em vários outros países.

A apresentação será proferida em língua portuguesa.

A Entrada é livre.

Contamos Consigo!

Por Macau Mais e Melhor!

2014.12.17 - Norberto Bobbio