PDF pageEmail pagePrint page

9 – 23/10/2014

Opening: 8/10/2014 18:30

Rui Cunha Fondation Gallery

Cocktail

Free admission

Press Release

Fundação Rui Cunha Organizará Exposição de Caligrafia e Pinturas de Su Jian Liang para Promoção da Cultura e Arte Tradicional Chinesa

9 – 23/10/2014

Inauguração: 8/10/2014 18:30

Galeria da Fundação Rui Cunha

Avenida Praia Grande, N’º749

Horário: Ség até Sex, 10h às 19h, Sáb,15h às 19h, encerra à Domingo e feriados públicos

Cocktail

Entrad Livre

(853) 2892 3288 / RUICUNHA.ORG

A“Viagem à Terra dos Sonhos: Exposição de Caligrafia e Pintura Chinesas por Su Jian Liang”, organizada pela Fundação Rui Cunha (FRC), será inaugurada no próximo dia 8 de Outubro de 2014, às 6h30 da tarde, na Galeria da FRC.

A exposição englobará 30 obras do artista, feitas em biombos de madeira, pares de madeira, livros de bambu, superfícies de leques e rolos de papel. Destaca-se a obra de tinta “Viagem à Terra dos Sonhos”, que delineia uma moça no meio de flores de ameixa e frases poéticas escritas em Caoshu, um estilo caligráfico chinês composto por caracteres cursivos, reflectindo uma beleza que só é possível no sonho. Além das excelentes obras caligráficas, serão exibidas ainda pinturas tradicionais chinesas, possibilitando apreciar sentimentos estéticos únicos. Durante a inauguração, os visitantes poderão apreciar a música tocada por Guqin, um instrumento de cordas, e degustar o chá chinês, de forma a sentir melhor a delicadeza da cultura chinesa. Além disso, terão a oportunidade de assistir à improvisação do artista, o que visa promover a cultura e arte tradicional da nação chinesa.

梅花少女_uma moça no meio de flores de ameixa_1

Nascido em Macau no ano 1964, Su Jian Liang descobriu a sua paixão pelo desenho e caligrafia quando era criança e conquistou diversos prémios de caligrafia ainda na escola. Em 1969, começou a aprender as técnicas de desenho e pintura clássica italiana com o casal Chen Xue Shu e Chen Li Na, ambos famosos educadores de arte. Depois do falecimento do Mestre Lin Jin, Su Jian Liang e vários amigos dele formaram a Associação Cultural e Arte de Chong Fong e a Associação de Aprendizagem da Caligrafia Chinesa Chi Pun, dedicando-se à promoção da arte tradicional caligráfica. Além disso, o artista trabalhou como professor de arte caligráfica no Instituto Cultural de Macau, Museu de Arte de Macau e Galeria Fantasia 10. Su Jian Liang é agora membro da Associação de Calígrafos Chineses e da Federação de Círculos de Literatura e Arte de Guangdong, presidente da Associação Cultural e Arte de Chong Fong, presidente da Direcção da Associação de Aprendizagem da Caligrafia Chinesa Chi Pun, vice-presidente da Direcção da Associação dos Calígrafos e Escultores de Selos de Macau, presidente do Conselho Fiscal da Associação de Arte a Tinta de Macau, vice-presidente do Conselho Fiscal da Associação de Amigos da Cultura Chinesa de Macau, vice-presidente do Conselho Fiscal da Associação de Caligrafia de Deleite (Macau) e consultor artístico da Associação dos Artistas de Belas-Artes de Macau.

A Galeria da Fundação Rui Cunha é um ponto de convergência entre conhecimento, conceito e inspiração. A instituição apoia a carreira e promove as obras de artistas locais ao servir de palco para exibições e espectáculos. Através da organização de actividades culturais pretende criar um espaço de discussão de temas, como arte, desenho, música e ciência, possibilitando que o público desenvolva uma reflexão séria, inteligente e positiva no decorrer das exibições.


Poster

瀑布高懸韻濁清_High waterfall with rthymic waves