PDF pageEmail pagePrint page

Apresentação da obra “As Duas Faces do Dia” da autoria de Dora Nunes Gago, com Apresentação da Professora Maria Antónia Espadinha.

Na Fundação Rui Cunha, dia 7 de Maio de 2014, pelas 18:30 – Entrada Livre
O livro “As duas faces do dia” pretende ser, sobretudo, uma homenagem a Florbela Espanca. A obra, agora publicada, é da autoria de Dora Nunes Gago, professora de literatura, língua e cultura portuguesa na Universidade de Macau.

Florbela Espanca, figura de referência da literatura portuguesa do início do século XX, e Brígida, personagem fictícia –  duas mulheres separadas no tempo por 82 anos são as protagonistas da novela “As duas faces do dia.

“As duas faces do dia” é uma história vivida por aquelas duas mulheres “enjauladas na existência”.

A Florbela Espanca “pesam-lhe memórias de perdas”, enquanto Brígida “procura memórias que perdeu”. A 7 de Dezembro de 2012 Brígida desperta amnésica, depois de um acidente que a deixou em coma. A personagem vai lutar pela vida e tentar recuperar a memória, tentando reconstruir o passado. Para Florbela Espanca o 7 de Dezembro de 1930 é o derradeiro dia da sua vida, que a poetisa passa revisitando o passado e reconstituindo alguns dos momentos mais marcantes antes da sua morte, por suicídio, aos 36 anos.

Uma primeira versão de “As duas faces do dia” recebeu, em 2003, a menção honrosa no Prémio Literário Florbela Espanca. Posteriormente, a autora reformulou a narrativa, que se desenrola em 2012, e cuja versão final foi publicada agora, em 2014.

Livro-Dora-Nunes