PDF pageEmail pagePrint page

Lançamento do livro de poemas de Fernando Sales Lopes GEO METRIA & EXERCÍCIOS EM BUSCA DA PERFEIÇÃO,

na Galeria da Fundação Rui Cunha, 22 de Abril de 2014 às 18h30

Publicado pela Associação de Estórias em Macau, com o apoio da Fundação Macau e da Fundação Rui Cunha, acaba de sair o terceiro livro de poemas, com algumas fotos, de Fernando Sales Lopes, um versátil autor de Macau. Trata-se de uma colectânea de poemas e textos poéticos, na sua maioria dispersos, escritos ao longo de duas décadas, entre 1989 e 2012, reunidos a pedido da Associação de Estórias em Macau, empenhada na divulgação dos autores locais.

Segundo Tereza Sena a quem se deve a compilação,organização e revisão de textos, a obra é composta por dois livros distintos. O primeiro deles, intitulado GEO METRIA, “constitui uma trilogia subdividia em DOS PASSOS, DOS SENTIDOS e DO CORPO E DA ALMA”, em que se “privilegia a errância ´eu´ pelos espaços geográfico, físico e emocional, norteado pela preocupação da mensurabilidade da distância (real e emocional) e do fluir do tempo.” Quanto aos EXERCÍCIOS EM BUSCA DA PERFEIÇÃO, constituem “outros dois cadernos estilisticamente diferenciados, quer pela utilização do haiku no caso de ´Da essência das coisas´, quer pela recreação da linguagem profética e bíblica em ´Dos alimentos (im)puros´, que consubstancia a elevação da arte culinária ao princípio alquímico. Já não é a dimensão nem a deambulação física que estão em questão, mas sim a da alma, em busca da intemporalidade.”

Yvette K. Centeno, que assina o posfácio, no qual percorre os “Imaginários Visíveis” do autor, destaca a preciosidade de “Quadrante”, um conjunto de oito poemas sub intitulado de “Janelas”, que classifica de “verdadeira jóia”, e o experimentalismo do livro “EXERCÍCIOS EM BUSCA DA PERFEIÇÃO” convidando-nos a acompanhar o autor nesta sua meditação “sobre a oculta perfeição de um superior Entendimento: o novo e o antigo, não em confronto mas em complemento, raiz da Sabedoria, que ela sim, é múltipla e eterna”.

GEOMETRIA_facebook