PDF pageEmail pagePrint page

Dando continuidade ao Ciclo “Vozes na Ópera”, teremos mais uma Conversa Ilustrada com Música,  com Raul Pissarra e Shee Va, que falarão, a 17 de Outubro, pelas 18:30 horas, na Fundação Rui Cunha, desta vez sobre a voz de SOPRANO. É, em tonalidade e extensão, a voz mais aguda do ser humano, habitualmente relacionada com o sexo feminino. Embora os rapazes, antes da puberdade, a consigam emitir, não nos debruçaremos sobre estes casos.

Nesta categoria vocal, é imprescindível falarmos de Maria Callas, sublinhando o seu carisma e a assinatura pessoal que imprimiu nos personagens que interpretou. A par dela, outras vozes se farão ouvir, tais como, Elizabeth Schwarkopf, Joan Sutherland, Monserrat Caballe, Kiri Te Kanawa e, mais recentemente, Renee Fleming, Diana Damrau e Anna Netrebko.

Sendo certo que o interprete é relevante na vivência dos papeis em palco, não são menos importantes as palavras que canta nem as melodias compostas pelos compositores, nomeadamente a forma como estes usaram as notas, os acordes e as escalas para exprimir as emoções dos protagonistas. Assim, de Mozart a Verdi, de Donizette a Puccini, serão dados exemplos de árias de óperas destes autores.

POSTER-01