PDF pageEmail pagePrint page

É já no próximo dia 12 de Outubro pelas 18.30 horas que, em co-organização com a Fundação Oriente, a Fundação Rui Cunha  vai levar a efeito no seu auditório o lançamento do livro “Calçada Portuguesa – Lux Platearum” de Ernesto Matos e António Correia sendo a mesma antecedida pela abertura ao público da Exposição de Pinturas e Fotografias “A poética da Luz na Calçada Portuguesa” de Ernesto Matos e Teresa Portela.

POSTER-calcada portuguesa_FBAo Ernesto Matos, designer e fotógrafo, autor de várias obras sobre temática portuguesa, no caso presente a universalidade da calçada portuguesa em fotografia, junta-se a culta poesia de António Correia, causídico amplamente conhecido de Macau. Assim nasce o livro “Calçada Portuguesa – Lux Platearum”. Enriquece a cerimónia a disponibilidade do poeta António Correia em declamar algumas das suas poesias.

Quanto à Exposição “A poética da Luz na Calçada Portuguesa” , Ernesto Matos expõe um conjunto de fotografias, divulgando o património existente em todos os continentes e ilhas por onde andaram os portugueses nas suas viagens seculares pelo Mundo, atapetando o chão com pequenas pedras de duplas cores e talhadas à mão, a famosa calçada portuguesa. Teresa Portela, artista reconhecida em Macau, complementa com trabalhos seus criando uma simbiose entre motivos chineses com fragmentos das Pedras da Calçada à Portuguesa, fruto das suas andanças pelas ruas de Macau, há mais de trinta anos.

Teresa Portela

Apesar da sua formação em Direito não se coibiu de frequentar a Academia de Artes Visuais de Macau, onde frequentou os cursos de Desenho, Pintura e História da Arte e que a leva a Londres onde complementa os conhecimentos adquiridos em Macau, com o curso “Life Painting With an Historical Perspective. As suas obras dispersam-se por várias coleções particulares e por Instituições Oficiais, em Macau, China, Portugal, Brasil, Espanha, Noruega e Austrália.

Nesta exposição estará patente apenas meia dúzia de pinturas, apresentando uma simbiose entre motivos chineses com fragmentos das Pedras da Calçada à Portuguesa, fruto das suas andanças pelas ruas de Macau, há mais de trinta anos, onde capta aqui e acolá, fragmentos antigos ligados à Cultura Chinesa, lado a lado com os fragmentos da Cultura Portuguesa. Porque ambos permanecem imutáveis é com nostalgia que os relembra através dos seus desenhos, das suas pinturas e fotografias, numa constante avidez de os preservar, como recordação de um tempo que se vai escoando.

 

António Correia

Para além de advogado é também poeta, contista e romancista. Tem uma vasta colaboração com jornais, revistas e Rádio Macau, essencialmente como cronista. Pela sua pluralidade de actividade, intensa e meritória por Macau, foi em 2000 condecorado pelo Presidente da República Portuguesa com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito. Actualmente, já jubilado, refugia-se na sua Casa da Poesia, em Resende, onde procura serenidade e inspiração. É autor de diversas obras de poesia e ficção.

Ernesto Matos

Ernesto Matos tem formação superior em Design Gráfico e em Fotojornalismo. É autor de várias edições literárias e tem colaboração com jornais e revistas, onde através de imagens fotográficas, selos e textos identifica as principais características da cultura portuguesa na sua génese universal. Nas suas andanças pelo Mundo capturou também imagens soltas e construiu um inventário exaustivo do gosto de atapetar o chão com pequenas pedras de duplas cores, talhadas à mão, realizando desenhos de elaborado efeito ou de linhas simples e geométricas, de autores anónimos ou grandes mestres.

É parte do resultado desse trabalho fotográfico que Ernesto Matos nos apresenta nos livros que em simultâneo com a exposição de um conjunto de fotografias, são trazidos a Macau, pretendendo aqui divulgar o património existente em todos os continentes e ilhas por onde andaram os portugueses nas suas viagens seculares pelo Mundo. É também autor do livro “Calçada Portuguesa de Macau”, 2010.