PDF pageEmail pagePrint page

FBNo próximo dia 21 de Março celebrar-se-á o Dia Mundial da Poesia.

A Fundação Rui Cunha associar-se-á à celebração desta data, recebendo e apoiando o evento Eu vi a Luz em um país perdido, patrocinado pela Associação Amigos do Livro em Macau.

A sessão estará dividida em duas partes, sendo a primeira uma “Evocação de Camilo Pessanha (1867-1926)”, na ocasião dos 150 anos do seu nascimento, com leitura de poemas seus, e também de poetas que o cantaram. Alguns deles serão ditos com acompanhamento musical.

A segunda parte será constituída pela leitura de poetas de Macau a partir de imagens fotográficas criadas sob a sua inspiração pela ArtFusion, as quais integram a exposição “Nas Lentes da Poesia”, que ficará patente ao público até ao dia 29 de Março.

Esta exposição incluirá, ainda, uma mostra bibliográfica de Camilo Pessanha, assim como a projecção do documentário de Francisco Manso “Camilo Pessanha, um poeta ao longe”, o qual poderá ser visto, diariamente, durante todo o período de exibição da exposição.

Ao celebrarmos o Dia Mundial da Poesia, pretendemos, acima de tudo, homenagear todos os poetas que cantaram e cantam Macau, terra propícia à escrita poética, quer ocidental quer chinesa, tantas vezes obstaculizada pela incontornável barreira linguística, por todos sobejamente conhecida.

Sem ambições de a conseguir remover, é desiderato da Associação Amigos do Livro em Macau de, pelo menos, contribuir para a abertura de mais uma via de comunicação entre os que se posicionam de um e de outro lado dessa fronteira, chamando a esta sessão os poetas de Macau, quer se exprimam em português ou em chinês.

A Fundação Rui Cunha, a Associação Amigos do Livro em Macau e a ArtFusion, contam com a presença de todos, na próxima Terça-feira, dia 21 de Março, 18h30, na sede da Fundação, neste que será um evento dirigido a toda a comunidade de Macau.

A Entrada é livre.

Contamos Consigo! Por Macau Mais e Melhor!