PDF pageEmail pagePrint page

Ópera de Engelbert Humperdinck – “HANSEL e GRETEL”

Galeria da Fundação Rui Cunha, 21 Junho 2016, pelas 18:30

Entrada Livre

7-pecados_-gula

Os famosos irmãos Grimm escreveram muitos contos de fadas e Engelbert Humperdinck, o inspirado compositor alemão do século XIX, adaptou um deles a uma ópera que rapidamente se tornou célebre e favorita do público adulto e infantil.

A história em português é “A casinha de chocolate”, mas internacionalmente a história e a ópera passaram à posteridade como “Hansel and Gretel”, João e Maria.

A história conta-se depressa: Hansel e Gretel são dois meninos rabinos e pobres, que dançam para enganar a fome, a mãe (madrasta!) chega a casa, zanga-se com eles, derrama a vasilha de leite que havia para o jantar, manda-os para a floresta, que horror!, para colherem bagas e morangos, o pai chega a casa com muita comida e fica assustado quando percebe que os meninos foram para a floresta assombrada, onde vive uma bruxa que assa meninos antes de os comer!

Na floresta, Joãozinho e Mariazinha perdem-se, comem os morangos todos e adormecem de cansaço, protegidos por catorze anjos da guarda, com sonhos bons que o Homem da Areia lhes deu, e acordam com os salpicos de orvalho de uma fada.

Vêem uma casinha de chocolate e começam a comer bocadinhos da casa, mas chega a bruxa má (não há bruxas boas!), apanha-os, quer metê-los no forno e papá-los, mas Maria é mais esperta que a bruxa má e empurra-a para dentro do forno, onde a bruxa estoura e quebra-se o feitiço aos muitos meninos que estavam presos por ela!

A música, com laivos wagnerianos, é de ouvir e chorar por mais, desde a abertura, ao famoso “tra-la-la-la” do pai com os copos, chegando à grande ária da bruxa cavalona na sua vassoura.

Venha e traga os seus meninos!

fr